O Airbnb compartilhou com a Receita Federal do Brasil informações detalhadas sobre anfitriões que realizaram aluguéis de imóveis por meio da plataforma entre setembro de 2020 e dezembro de 2024. A medida faz parte de uma solicitação oficial feita pela Receita, como parte de um esforço para combater a sonegação fiscal no setor de locações por plataformas digitais.
Segundo comunicado enviado aos usuários, o Airbnb informou que os dados compartilhados incluem nome, CPF ou CNPJ dos proprietários, endereço do imóvel alugado, valores das transações e informações sobre os pagamentos recebidos. O objetivo é esclarecer o fluxo financeiro gerado pelas locações e garantir maior transparência junto às autoridades fiscais.
Regularização e suporte ao anfitrião
Com o aumento da fiscalização, o Airbnb tem orientado seus usuários a manterem suas obrigações fiscais em dia. Para isso, disponibiliza o extrato de ganhos diretamente no perfil do anfitrião, acessível pelo caminho: “Vou hospedar” > Menu > Ganhos. A empresa também reforça a importância de buscar orientação profissional com um contador ou especialista tributário para esclarecer dúvidas sobre a declaração desses rendimentos.
Além disso, a plataforma está promovendo transmissões ao vivo com especialistas para explicar, de forma prática, como declarar corretamente os ganhos obtidos com aluguel de imóveis. As lives têm como foco ajudar os anfitriões a evitar multas e complicações com o Fisco, incluindo a regularização de rendimentos de anos anteriores.
Compromisso com a transparência
Em nota oficial, o Airbnb afirmou que todas as plataformas digitais do setor de turismo que operam no Brasil têm obrigação legal de fornecer informações à Receita Federal quando solicitadas. A empresa destacou ainda sua atuação global junto a governos e autoridades para fomentar políticas públicas, promover boas práticas e contribuir para um ambiente tributário mais transparente e justo.
O Airbnb também reforçou seu compromisso com a educação fiscal da comunidade de anfitriões. A empresa mantém um Centro de Recursos Fiscais, uma página dedicada a esclarecer dúvidas sobre obrigações tributárias dos usuários no Brasil.
Todos os anos, a plataforma envia comunicados aos anfitriões para lembrá-los da necessidade de declarar seus rendimentos. Em 2025, essa comunicação foi enviada no mês de março, juntamente com convites para as lives educativas sobre o tema.